A cada ano o número de adolescentes que engravidam tem aumentado; esta é uma característica de vários países, e aí se inclui o Brasil. As causas são o início cada vez mais precoce da atividade sexual e a menarca, que também tem ocorrido mais cedo na vida das jovens.
Mais do que a falta de informação, o medo de assumir a vida sexual e a falta de espaço para discussão de valores no seio de suas famílias levam as adolescentes a se engravidar. Perdidas entre o "não pode" dos pais e o "faça" autoritário que impera na mídia, as adolescentes raramente conseguem alguém para ouvir seus conflitos e medos.
Muitas de nossas adolescentes conhecem os métodos anticoncepcionais disponíveis. O estranho é que, assim como as desinformadas, elas engravidam quase que com a mesma facilidade. A informação, nesse caso, é necessária, mas não é suficiente.
Métodos Anticoncepcionais
Cada método tem suas vantagens e desvantagens. A pílula é o mais eficaz dos contraceptivos, mas seu uso deve ser acompanhado por um ginecologista. O preservativo (camisinha) é mais barato, mas não é garantido: pode romper-se no momento da relação. A maior vantagem é que a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como Aids.
O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é o dispositivo mais eficaz, depois da pílula, mas alguns médicos não o recomendam para mulheres que nunca tiveram filhos. O diafragma é seguro, se usado corretamente, e vem acompanhado de um gel espermicida que funciona como lubrificante. Por fim, existe a tabelinha, um método natural mas cheio de falhas, principalmente se a garota tiver um ciclo menstrual irregular. Neste caso, recomenda-se o uso conjugado com outro método como a camisinha.
Como contar para a família?
Essa é a pior parte. Mas quando mais cedo você contar, melhor será para todos. É melhor você contar para sua mãe do que ela perceber sozinha. Mas claro que nenhuma mãe reagiria bem quando descobrisse que a "meninha da mamãe" cresceu, e ainda, engravidou... Mas fica um pedido a todas as mães: Por favor conversem com suas filhas e filhos, porque a conversa pode evitar uma gravidez, e se uma filha ficou grávida, por favor apoiem ela, porque ela já foi castigada o bastante na vida, então nada de brigas nem de expulsar de casa, ok?
O Aborto
Meninas, por favor, nunca façam isso, pois vocês estarão matando um ser que nem tem como se defender! E o pior: as formas de aborto são realmente chocantes... Por favor, meninas grávidas: Não matem um filho seu!!! Onde está o seu amor de mãe? Pode ter certeza que você se arrependerá para o resto da vida se fizer isso, e quem estiver com vontade de abortar, veja este vídeo, você desistirá...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras
*Não xingue nem desvalorize o trabalho da equipe;
*Não use palavrões.
*Coloque o link do seu blog para fazermos uma visitinha!